VIATURA DA 81° CIPM FICA RODEADA DE FIAÇÃO ELÉTRICA
Na manhã chuvosa desta quarta-feira ,(29) na região metropolitana de Salvador - uma viatura da 81° CIPM em Itinga ficou embaixo de uma rede elétrica, sendo que os fios de alta tensão caíram sobre um carro no itinerário para a Unidade. Os três ocupantes do veículo tiveram que aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros, devido ao risco de sofrer eletrocussão. Felizmente, ninguém se feriu nessa ocorrência, mas não são raros os casos em que as pessoas tentam deixar o veículo e acabam recebendo a descarga elétrica que pode causar a morte ou deixar sequelas.
A estrutura metálica do carro funciona como uma "gaiola metálica", em relação ao cabo de energia, mantendo essa carga em seu exterior, isolando quem está dentro do veículo. Assim, dentro do carro, os ocupantes estarão protegidos até a chegada do Corpo de Bombeiros. No entanto, não há risco zero para quem está dentro do veículo e, por isso, é preciso evitar o contato com as partes metálicas que estão no interior do carro. Quem está fora do veículo, não deve tentar abrir a porta ou sequer aproximar-se do carro energizado. O ideal é permanecer a uma distância de até 25 metros e aguardar socorro.
Como proceder se o carro apresentar sinais de incêndio?
Caso o carro apresente fumaça, aparência de incêndio ou explosão é necessário abandonar o veículo imediatamente. Contudo, faça isso de forma segura!
Abra a porta e desça do veículo com os pés juntos. Em seguida dê passos curtos, sem tirar os pés do chão, por uma distância mínima de 25 metros. Não tente correr, uma vez que o solo estará também energizado e a corrente poderá passar para um dos pés se estiverem separados. Quanto mais juntos estiverem os pés, menor será o risco de descarga elétrica.
Portanto, se encontrar fios caídos ou bater contra um poste, ligue imediatamente para o 193. Jamais dirija sobre os fios, permaneça no carro se for possível e sendo necessário deixar o carro, pule com os pés juntos e dê passos curtos até alcançar uma distância segura.
Da redação.