MAIS UM ANO SEM A CORRIDA TIRADENTINHO
Palco para início da tradicional corrida Meia Maratona Tiradentes em Juazeiro-Ba, a rua Tiradentes no bairro Santo Antonio, ficou órfão do evento, pois o Secretário de Esporte da época ( Professor Inácio ou simplesmente In), levou a corrida para o tradicional percurso Carnaíba do Sertão- Juazeiro. A Corrida Tiradentinho foi criada em 2001, pelo Secretário de Esporte Professor Gilmar Neri.
A corrida foi criada com o intuito de tirar as crianças do caminho que conduz às drogas, evitar a evasão escolar e incentivar na prática esportiva. O evento é voltado somente para às crianças e adolescente, com a participação permitida de 8 a 15 anos, a corrida agrega cerca de 400 atletas locais e de outras cidades, como da APA de Petrolina e do Flamengo de Jaguarari do Professor Ferrerinha, a média é de 100 atletas por faixa etária.
A felicidades das crianças que participam da prova é sentida nos momentos das premiações, premiações que vem através do município, dos organizadores e outros colaboradores. Prêmios como dinheiro, bicicletas, celulares e outros.
Zémeinha (foto acima) um dos organizadores do evento, fala da tristeza de não poder realizar o evento, que é único em todo Norte-Nordeste, a decepção quando as crianças lhe perguntam se vai acontecer a corrida, também lembra de nome como o de Edson Amaro(3º Lugar no Rank Brasileiro de Maratona), que teve muitas participações na corrida. “Mas, infelizmente não podemos colocar em risco à saúde das crianças e da população da cidade, pois, o momento é de muita apreensão por conta do vírus da COVID-19 que tem ceifado a vida de milhares. Esperamos em 2022 realizar essa grande festa do esporte e alegrar toda essa criançada novamente” disse Zémeinha.
Tonico Runner: Blog do Corredor